Veja as diferenças entre ofurô e a banheira de hidromassagem


 

Depois de um dia de trabalho cansativo e possíveis estresses, tudo o que a gente quer é um banho relaxante, mais do que uma ducha rápida, queremos algo que realmente nos faça sentir revigorados de corpo e alma.


Pensando nisso, muitas pessoas acabam ficando na dúvida sobre qual é a melhor escolha na hora de montar o local onde serão tomados os tão desejados banhos relaxantes. Surge a pergunta: ofurô ou banheira de hidromassagem?

 

Primeiramente, vale descobrirmos quais são as diferenças entre esses dois, e quais os benefícios fornecidos por eles:

 

Ofurô


O ofurô é um banho tradicionalmente japonês, com idade milenar, que vem existindo desde a época dos samurais.Ele é caracterizado principalmente pela imersão do corpo em uma espécie debanheira de madeira em água bem quente, a temperatura da água pode variar entre 36 e 40 graus Celsius. O corpo deve ficar imerso aproximadamente até a altura dos ombros, com a coluna totalmente coberta pela água quente, por isso, o ideal para esse banho, não é deitar-se, mas sim, sentar-se em posição fetal.


O principal objetivo do ofurô é fazer com que o indivíduo recupere a paz e a energia experimentados no ventre materno. A higiene corporal não é uma das finalidades do ofurô, portanto, é recomendado que a higiene seja feita antecipadamente. O espaço dentro do ofurô pode ser ocupado por mais de uma pessoa, podendo tornar-se um momento de conexão entre familiares, sempre tendo o mesmo objetivo: limpeza mental e revigoramento.


Além da água quente, podem ser adicionados óleos, ervas e aromatizantes que tornarão o banho no ofurô ainda mais relaxante e prazeroso. A sensação de estar em um ofurô é de ter o corpo suavemente envolto pela água, proporcionando um bem-estar imediato e livrando o corpo de dores e desconfortos trazidos pela correria do dia-a-dia. O ofurô é indicado principalmente para pessoas que tem o desejo de ter um momento para se desligar da vida lá fora e ter suas baterias totalmente recarregadas.


Os benefícios terapêuticos trazidos pelo ofurô são comprovados: alívio de dores musculares, estímulo da circulação sanguínea, combate ao estresse, ajuda no tratamento de pessoas com problemas de pressão, renais, intestinais e doenças articulares. O ofurô também ajuda a eliminar toxinas do corpo através da água quente.

 

Banheira de hidromassagem


Essa banheira é equipada com um ou mais jatos de água provocados por uma motobomba que puxa a água que está dentro da banheira e a devolve pressurizada. Como o próprio nome já diz, o intuito da banheira de hidromassagem é utilizar a água de forma terapêutica juntamente com o ar. A conjunção desses dois elementos e a energia dos movimentos transmitidos por eles trazem inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, o aumento da oxigenação no sangue e melhoramento da sua circulação, age na pele deixando-a mais sadia, age nas articulações, estimula o sistema nervoso e cardiovascular.

 

Além de relaxar, aliviar a dor e a tensão muscular, os jatos de água liberados na banheira ajudam também com o tratamento da celulite e de varizes, pois fortalecem os tecidos celulares. Ameniza a retenção de líquido, diminui inchaços nos pés e nas pernas e ajuda na perda de peso. Diferente do ofurô, o banho de hidromassagem inclui também a higiene corporal e é indicada para pessoas que procuram relaxar, sendo de maneira demorada ou mais rápida.

 

Agora que você já conhece ambos, vai ter mais facilidade na hora de escolher um para a sua casa. Com qual você mais se identifica? Com a técnica milenar japonesa do ofurô, ou com a tecnologia e naturalidade da hidromassagem?

 

Veja também:
Cuidados com a piscina para evitar formação de criadouro da dengue
Conheça as principais diferenças entre piscinas de alvenaria, vinil e fibra
Dicas para a manutenção de piscinas