Dicas para a manutenção de piscinas


1
Antes de mais nada, cabe destacar que para realizar a manutenção de uma piscina e de sua água podemos optar por contratar os serviços de uma empresa de manutenção e limpeza ou optar por fazer nós mesmos a limpeza, com os produtos e ferramentas adequados.
2
Assim mesmo, a manutenção da piscina deve ser feita durante todo o ano, independentemente de utilizar ou não a piscina. Inclusive no inverno.
3
Um dos tratamentos mais usados para manter a piscina em perfeito estado é a partir de produtos químicos, que desinfetarão e conservarão a água em ótimas condições de limpeza.
4
Desta forma, certifique-se de que os níveis de pH da água (valor de acidez ou alcalinidade) sejam adequados para evitar a proliferação de algas ou danos nas instalações. Para isso, você deve usar um controlador de pH e manter o nível entre 7 e 7'8.
5
Além disso, o cloro ajudará a manter a piscina com a água limpa e transparente, bem como livre de microorganismos. Apesar da quantidade de cloro a ser diluída resultar de muitos parâmetros (tamanho, calor, chuva, etc.), como orientação poderíamos dizer que bastará diluir 20 gramas de cloro para cada 15 metros cúbicos de água, a cada cinco ou seis dias.
6
Os especialistas em algas poderão ajudá-lo a prevenir o aparecimento destas plantas aquáticas que são muito desagradáveis nas piscinas. Também deverá controlar a dureza de cálcio para evitar que a água volte corrosiva se estiver muito baixa em cálcio ou que se formem escamas em caso de ter muito cálcio.
7
Por outro lado, mantenha limpa a bolsa de skimmer para garantir a circulação da água natural, bem como também deverá retirar as folhas ou qualquer tipo de sujeira que tenha caído na piscina, ajudando na manutenção da rede.
8
Além de fazer a manutenção da água da piscina, será necessário o cuidado e a limpeza dos fundos e paredes da piscina. Este processo poderá ser realizado com uma máquina manual ou com um robô automático para limpar os fundos de piscinas.