Agora já é possível nadar no rio Sena, graças a piscinas abastecidas com a própria água do rio.


 

Os parisienses já tem atividade garantida para se refrescar neste verão do Hemisfério Norte. A partir de 15 de julho, a prefeitura de Paris vai inaugurar três piscinas abastecidas com água do Rio Sena. Elas serão instaladas no lago artificial Bacia de La Villette, no 19º da cidade. A área de 1.600 metros quadrados será dividida em três, com piscinas de tamanho e profundidade diferentes: uma de 40 centímetros para crianças; outra de 1,2 metro e uma com 2 metros.

 

A prefeitura da cidade realizou análises sanitárias através da associação Paris Swim, que mostram que a qualidade da água da Bacia de La Villette são próprias para banho.

 

Os resultados mostram entre quinze e vinte vestígios de bactérias, sendo que o limite máximo é fixado a 100 por mililitros anunciou Célia Blauel, assistente da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, responsável pela água dos canais. Nós fazemos medidas há cinco anos, e a água é de boa qualidade e está cada vez melhor.

 

Uma tirolesa que liga a Torre Eiffel ao Campo de Marte também foi instalada nesse verão, como parte de uma ação de marketing da marca de água Perrier, durante o torneio de tênis de Roland-Garros.

 

Atualização:

Entretanto, as mesmas três piscinas foram interditadas, na semana passada. Parece que a água não estava tão limpa assim...

As três piscinas públicas instaladas em um canal do Rio Sena no norte de Paris, abertas para banho há pouco mais de uma semana, foram fechadas nesta segunda-feira por indícios de contaminação. A prefeitura de Paris publicou mensagem no Twitter que as zonas no Canal de l'Ourcq foram interditadas porque a qualidade a da água era "insatisfatória".


As autoridades esclareceram que o local permanecerá fechado até que a situação volte à normalidade. A causa da contaminação, no entanto, não foi especificada pela prefeitura. A notícia teve repercussão ruim entre os parisienses e visitantes da capital francesa que recorriam às piscinas para se refrescar em pleno verão europeu.


A rádio estatal francesa informou que as fortes chuvas registradas durante o fim de semana fizeram aumentar os níveis de enterococcus, bactéria presente sobretudo nas fezes.


As piscinas, que podem receber até 300 banhistas ao mesmo tempo, são uma iniciativa de um esforço da prefeitura de Paris para purificar a água do canal, com o objetivo de oferecer uma possibilidade de lazer para os que não podem se dirigir a regiões de praia durante do verão. A atividade também está relacionada ao processo de candidatura de Paris para organizar os Jogos Olímpicos de 2024, um dos grandes objetivos da prefeita Anne Hidalgo.


Na semana passada, as temperaturas em Paris superaram 30º Celsius, fazendo com que as piscinas do canal se tornassem um verdadeiro sucesso de público desde o primeiro dia. Ao inaugurar as instalações, a prefeita de Paris destacou que foi "um sonho transformado em realidade".

 

Melhor chamar a Tecpool e ficar em casa aproveitando a propria piscina não é mesmo?

 

Veja também:
Cuidados com a piscina para evitar formação de criadouro da dengue
Conheça as principais diferenças entre piscinas de alvenaria, vinil e fibra
Dicas para a manutenção de piscinas